Festival Serra Catarina: Concurso resgata gastronomia da serra catarinense

Festival Serra Catarina: Concurso resgata gastronomia da serra catarinense

“Farofa da Família Anastácio”, apresentada por Sandiele Anastácio Teixeira foi a campeã do II Concurso de Gastronomia de Anita Garibaldi realizado na tarde desta quarta-feira (24), no Centro de Educação Ambiental Casa de Barro. O evento que atraiu este ano participantes de Cerro Negro, Celso Ramos e Pinhal da Serra, teve inscritos 20 pratos que resgatam a cultura e a história da Serra Catarinense.

Como parte integrante do Festival de Inverno Serra Catarina, o concurso superou as expectativas dos promotores e até torcida organizada tinha no barracão Casa de Barro. Promovido pela prefeitura de Anita Garibaldi, através da secretaria de Turismo com apoio da colaboradora da Epagri Fátima Beatriz Santos Medeiros Matos e Amures, o concurso limitou o número de inscrições em onze para Anita Garibaldi e três respectivamente para Cerro Negro, Celso Ramos e Pinhal da Serra.

O prefeito João Cidinei da Silva, disse que o concurso busca integrar as comunidades rurais e urbanas pela gastronomia típica. “Sabemos que a gastronomia representa 30% das despesas dos turistas e encampamos esse desafio de promover um evento que ajude a promover a região dos Lagos. Além do mais estamos resgatando a gastronomia das nossas origens e com ingredientes naturais e livre de agrotóxicos”, explicou.

A comissão julgadora foi formada pela assessora de turismo da Amures Ana Vieira, extensionista Social Rural da Epagri Lilian Maria Sbecker e a nutricionista da prefeitura de Abdon Batista Carine Luft Pereira. Elas avaliaram primeiro a aparência dos pratos e depois degustaram e atribuíram notas, considerando o resgate histórico, uso de ingredientes regionais, minimização de ingredientes processados e como último critério o sabor de cada prato.

A gestora de turismo de Anita Garibaldi Juliana Juliana Gracietti de Oliveira, disse que a tendência do concurso é evoluir para um festival com a possibilidade de os participantes comercializar seus produtos aos visitantes. “Formamos o conselho de turismo e junto com a Epagri idealizamos este concurso, que acima de tudo valoriza nossa cultura. Esse ano agregamos com mais três municípios e vimos uma grande empolgação e possibilidade de crescimento do evento”, afirmou.

 

Premiados

 

O Concurso de Gastronomia premiou até o sétimo colocado. A vencedora do concurso ganhou uma estadia para duas pessoas na Pousada “Altos da Serra”, em São José dos Ausentes (RS). O segundo colocado uma visita para duas pessoas, com degustação de vinhos, na Vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul. O terceiro uma estadia para duas pessoas na Pousada “Recanto das Colinas”, no município de Vargem. Os demais premiados receberam prêmios diversos como jantar e eletrodomésticos.

A classificação ficou a seguinte:

1° Farofa da Família Anastácio – Comunidade Cachoeirinha de Anita Garibaldi

2° Pão Rústico da Yasmim – Comunidade Vila Petry em Anita Garibaldi

3° Bolo Espalhado da Vovó – Comunidade Campo Alto em Pinhal da Serra

4° Sfregolar – Sede de Celso Ramos

5° Linguiça Campeira – Comunidade Rincão dos Molitos em Pinhal da Serra

6° Doce de Gila – Comunidade de Arrozal em Anita Garibaldi

7° Casquinha de Laranja – Sede de Anita Garibaldi.

Galeria

Veja também
 34° Encontro de Apicultores e Meliponicultores foi sucesso em São Joaquim 34° Encontro de Apicultores e Meliponicultores foi sucesso em São Joaquim
19 de agosto de 2019
Galeria de Arte da Villa Francioni, uma atração a mais na Serra Catarinense Galeria de Arte da Villa Francioni, uma atração a mais na Serra Catarinense
15 de agosto de 2019