Voltar 25 de julho de 2023

O 11º Festival Internacional Música na Serra foi um sucesso

Notícia

Com o objetivo de promover a Cultura na Serra Catarinense, aconteceu a 11ª edição do Festival Internacional Música na Serra - FIMS, de 19 a 22 de julho, no auditório do Colégio Bom Jesus.


O diretor artístico Maestro Jean Reis, ressaltou que a exemplo das outras edições, o Festival recebeu artistas consagrados em palcos internacionais, como o violinista argentino, Alejandro Drago, André Mehmari Trio, o acordeonista Fernando Ávila, entre outros nomes. “No festival deste ano tivemos uma programação eclética mesclando música, dança e canto. O público adora essa versatilidade e diversidade de palco. O resultado foi casa cheia todas as noites. É muito bom perceber que conseguimos ao longo desses onze anos formar uma plateia fiel e que só tende a aumentar”.


A diretora de produção do evento, Edite Moraes, ressaltou que os concertos no palco do auditório do Colégio Bom Jesus, foram apenas uma parte do FIMS. “Durante a semana, além dos concertos noturnos, realizamos concertos acadêmicos nas igrejas, no shopping e nas lojas Havan. Essa é a grande essência do Música na Serra, descentralizar a música clássica levando-a a todos os públicos”, ressalta Edite. “Além disso, oferecemos a estudantes de música a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos com professores de renome nacional e internacional. Uma troca de experiência e aprendizado que o FIMS proporciona através das Master Classes realizadas no período vespertino no Colégio Bom Jesus”.


Segundo Isabel Baggio, Diretora do Instituto José Paschoal Baggio, realizador do evento, é um orgulho há onze anos poder realizar esse grande evento. “Estamos por todos esses anos promovendo a cultura na Serra Catarinense a nível internacional, através dos concertos que estariam disponíveis somente nas grandes metrópoles do país e do exterior. Através do Festival Lages divulga seus atrativos turísticos, o que favorece o desenvolvimento econômico da região”.


Neste ano, além das apresentações em Lages, o Música na Serra realizou concerto no município de Treze Tílias, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser. “Ficamos muito felizes em poder levar o evento para outras cidades. E somos muito gratos a empresa Tirol pela oportunidade de chegar a região meio oeste do estado”, afirma Isabel Baggio. “E quanto aos concertos em Lages foi surpreendente. Estávamos de casa nova, o auditório do Colégio Bom Jesus e tivemos nas quatro noites um público superior a 500 pessoas. Isso nos faz ter certeza de estarmos no caminho certo”.


“O Música na Serra movimentou neste ano, entre os concertos noturnos, acadêmicos e sociais, um público de aproximadamente cinco mil pessoas. Mais de cem músicos vieram de todas as partes do Brasil e do mundo para participar das MAster Classes e concertos. Além disso, formamos o coro infantil e o coro adulto com pessoas de Lages. Tivemos também a participação dos bailarinos do Centro de Danças Movere. Isso tudo, consolida o Festival Internacional Música na Serra como um grandioso evento. Ano que vem tem mais!”, convida o Maestro Jean Reis.

 

O FIMS tem como realizador o Ministério da Cultura, Governo de Santa Catarina e Instituto José Paschoal Baggio. Patrocinadores Ambev, Havan, GTS do Brasil,Tirol, Havita e Polpa Papéis. Apoio Colégio Bom Jesus, Prefeitura Municipal de Lages através da Fundação Cultural, 6º Serra Catarina Festival de Inverno, 1ª Temporada de Inverno de Lages, Curso de Música da Uniplac e Associação de Apoio ao Menor de Lages - Alam.

 

Por Assessoria de Comunicação Débora Bombilio / Fotos Nilton Wolff