6º Serra Catarina Festival de Inverno 2023 será lançado no sábado, dia 24 de junho, em Lages

26 de março de 2025

De 1 de julho a 31 de agosto a Serra Catarinense realiza um dos maiores festivais de inverno do Brasil. A sexta edição do Serra Catarina Festival de Inverno oferece aos moradores e visitantes mais de 100 atrações em 62 dias de evento.

 

A estação mais charmosa do ano chegou e antes mesmo de ser anunciada já proporcionou dias com baixas temperaturas. Na manhã de segunda-feira (19), o monitoramento 24h da Defesa Civil de Santa Catarina registrou a menor temperatura do ano em Urupema -6.6°C. O frio e a possibilidade de neve são a certeza de que a região vai receber muitos visitantes neste inverno. Para acolher ao público, as cidades da Serra Catarinense, região mais fria do Brasil, realizam de 1 de julho a 31 de agosto o 6º Serra Catarina Festival de Inverno. 

 

O lançamento oficial do evento está marcado para dia 24 de junho, às 19h, no calçadão da praça João Costa, no centro de Lages. Na mesma data encerra o Recanto do Pinhão, que durante 25 dias alegrou serranos e turistas que passaram pelo local. Agora, a programação se estende para toda a Serra Catarinense com a união de todos os eventos na plataforma do Serra Catarina Festival de Inverno. 

 

O Festival reúne inúmeras atrações ligadas ao turismo, gastronomia, música, aventura, diversão, cultura, exposições e promoções no comércio local. Entre os eventos programados para este ano está o Festival de Inverno de São Joaquim 2023, XXVI Motoneve em Lages, 11º Festival Música na Serra, 9º Encontro de Veículos Antigos e Clássicos de Lages e outros inúmeros eventos. 

 

Prefeitos e secretários de turismo dos 18 municípios envolvidos estão confirmando suas programações. Uma das novidades é que em 2023, ano o Serra Catarina Festival de Inverno conseguiu autorização para captar recursos através do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina. As empresas que tiverem interesse em patrocinar o evento por meio de renúncia fiscal do ICMS (Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), ainda podem aderir. “Já temos cinco patrocinadores, mas se conseguirmos captar o valor previsto realizaremos 11 etapas em 11 cidades diferentes da Serra e levaremos estrutura e shows para celebrar a estação mais fria do ano”, explica a coordenadora do Serra Catarina Festival de Inverno, Rosani Pocai.

 

Além da programação turística, o Serra Catarina também tem um Festival de Compras promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages. Neste ano, o início será marcado com um desfile que acontece no dia 15 de julho, na praça João Costa.

 

O Serra Catarina

O Serra Catarina Festival de Inverno foi idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages e realizado pela primeira vez em 2016. O evento surgiu com a proposta de oferecer opções para que os turistas e visitantes permanecessem na região durante todo o inverno. No ano passado, a programação do Serra Catarina ofereceu mais de 100 atrações durante os 62 dias de programação com etapas realizados nas cidades de Lages, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim, Bom Retiro, Correia Pinto e região. 

 

A 6ª edição do Serra Catarina Festival de Inverno é uma realização do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. O evento tem correalização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages e Sebrae. Conta ainda com o apoio do Conselho de Turismo Serra Catarinense (Conserra), Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Polícia Militar de Santa Catarina, Prefeitura de Lages, e Fundação Cultural de Lages. Além dos patrocinadores: GTS do Brasil, Supermercados Martendal, Tinsul Tintas, Credicomin e Supermercados Myatã.

 

Frio e Neve

Durante o inverno 2023, segundo a Epagri/Ciram, algumas massas de ar frio podem chegar ao Sul do Brasil e provocar a diminuição da temperatura com formação de geada ampla em Santa Catarina. A neve também pode ocorrer se estiver associada às massas de ar frio. Então, prepara o poncho, o cachecol, a bota e o casaco pesado para viver o melhor da Serra Catarinense durante a 6ª edição do Serra Catarina Festival de Inverno 2023. 

 

Informações

A programação e detalhes sobre o Serra Catarina Festival de Inverno 2023 você encontra no Instagram: @festivalserracatarina. Neste ano, o evento terá um novo site que está em construção e até o lançamento do evento, no dia 24 de junho, deve estar no ar. 

 

Por Catarinas Comunicação / Texto: Ediani Outeiro


Por Leonardo Fischer 13 de julho de 2025
A magia do Natal vai tomar conta da Praça João Costa, no dia 20 de dezembro, às 20h, com o Natal Show - Uma Noite Mágica, evento promovido pela CDL Lages em parceria com diversos apoiadores. A celebração gratuita promete encantar o público com um espetáculo especial, protagonizado pelo violinista Simão Wolff, além do papai Noel com sua banda que exaltaram o espírito natalino. O evento ainda contará com sorteio de brindes, proporcionando uma experiência única para todas as idades. O presidente da CDL Lages, Zulmiro Klann, destaca a importância do Natal Show para a comunidade: “Este evento é uma oportunidade de unir as famílias, promover a solidariedade e celebrar o Natal com muita alegria e emoção. Queremos criar um momento especial para todos, reforçando o espírito de união e esperança em nossa cidade.” Sobre Simão Wolff: Reconhecido por sua habilidade e paixão pela música, Simão Wolff é um violinista talentoso que encanta plateias com performances emocionantes. Sua apresentação no Natal Show promete criar uma atmosfera mágica, perfeita para esta época do ano. O Natal Show é realizado pela CDL Lages, com o apoio de GTS, Supermercados Martendal, Disauto, Credicomin, Rádio Clube de Lages, NSC TV e a Prefeitura de Lages, por meio do Ministério da Cultura. Serviço: • O que: Natal Show - Uma Noite Mágica • Quando: 20 de dezembro, às 20h • Onde: Praça João Costa, Lages • Entrada: Gratuita Traga sua família e venha viver a magia do Natal conosco! 
12 de julho de 2025
Realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro em Urubici. A VIII Fenatruta, evento que se firmou como celebração da culinária local. O Salão Paroquial da Igreja Matriz foi o local escolhido para acolher este evento, que apresentou um cardápio exclusivo elaborado por cinco restaurantes associados à Pouserra. “A Fenatruta transcende a ideia de uma festa gastronômica; ela é uma oportunidade de reunir a comunidade e os visitantes, proporcionando uma imersão nas nossas culturas e tradições da região. Cada prato é uma história que se conta, e cada apresentação cultural contribui para fortalecimento do evento," destacou a Coordenadora do Serra Catarina Festival de Inverno, Rosani Pocai. A programação foi rica em atrações, iniciando com a cerimônia de abertura do festival, que contou com performances do Coral Municipal, Invernada Artística e Sonic Trio. No segundo dia, o destaque foi o Cardápio Especial da Fenatruta, com música ao vivo da artista Maca e uma apresentação de Dança Gaúcha promovida pela EEB Manoel Dutra Bessa. O terceiro dia trouxe mais delícias do Cardápio Fenatruta, com apresentações de Eric Menin, seguidas por um espetáculo vibrante com Carlinhos Costa, Martinez e Diana. Para encerrar com chave de ouro, o último dia teve uma performance imperdível de Rafinha Puerta. A Fenatruta é organizada pela Pouserra – Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro, com a colaboração de parceiros como Vinícola Quinta da Neve, Fort Atacadista, Lazzaris Imóveis, e os restaurantes Bodegão, Château Du Valle, Montês, Semola e Casa Negra. Texto: Assessoria de Comunicação | Daiane Madeira Fotos: Jonathan Cardoso
Por Carlos Bressola 1 de julho de 2025
Minha vida em Guiné-Bissau é a primeira exposição individual de fotografias do fotógrafo lageano, Marcelo Ribeiro Filho. A mostra busca dar conta de 7 anos de trabalho fotográfico do artista em Guiné-Bissau, onde a trajetória da obra é feita e refeita inúmeras vezes na busca por entender a condição de intruso do retratista. A abertura será na próxima terça-feira (2), 17h30 no Hall do curso de Engenharia Florestal. Além da exposição, o evento contará com a presença de Lamine Sano, cidadão guineense residente em Lages e doutorando em Produção Vegetal no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Ele trará uma visão autêntica e enriquecedora sobre sua cultura e sua vida no Brasil”, diz Marcelo. Serviço: O quê? Exposição “Minha Vida em Guiné-Bissau”, de Marcelo Ribeiro Filho, e bate-papo com o guineense Lamine Sano; Onde? Hall do curso de Engenharia Florestal, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages; Quando? Abertura no dia 2 de outubro, 17h30. Fotos e fonte: Marcelo Ribeiro Filho Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Lages, Prefeitura Municipal de Lages, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Mais notícias