A temperaturas caíram e 6º Serra Catarina Festival de Inverno celebram as baixas temperaturas e aquecem o fim de semana

17 de maio de 2025

As baixas temperaturas do fim de semana não impediram a animação do público durante as etapas realizadas no fim de semana em Bom Jardim da Serra e Campo Belo do Sul. Os municípios receberam a 8ª e 9ª Etapa do Serra Catarina, o Maior Festival de Inverno do Brasil. O tour leva às praças das cidades atrações como feiras, apresentações culturais, musicais e brincadeiras, com objetivo de divulgar a programação de inverno e mostrar o potencial turístico das 18 cidades da região Serrana de Santa Catarina.

 

Em Bom Jardim da Serra, o frio marcou presença no sábado (26) e os 4ºC graus não assustaram o público que lotou a praça José Caetano do Amaral. Quem participou do evento viu de perto as apresentações feitas por estudantes de quatro escolas da cidade. Um show de fofura com direito a dança “Livre Estou” para garantir uma aventura congelante e venda de delícias da Serra comercializadas em barracas decoradas pelas escolas que deram um ar especial ao evento. 

 

Para o prefeito de Bom Jardim da Serra, Pedro Luiz Ostetto, o Serra Catarina é um importante evento que fomenta a região. “Nós estamos felizes em integrar essa grande celebração que é o maior festival de Inverno do Brasil e oferecer aos turistas e moradores diversas atrações características da nossa cidade”. 

 

A Coordenadora do Serra Catarina, Rosani Pocai, também celebrou o sucesso da etapa. “É uma delícia estas em Bom Jardim da Serra e, apesar do clima frio, os nossos corações ficaram muito aquecidos pela hospitalidade dos moradores, pela alegria e energia positiva presentes durante a celebração”, comenta Rosani Pocai, coordenadora do Serra Catarina. 

 

Música que aquece

E para aquecer o coração do público, Bom Jardim da Serra preparou um show típico da cultura Italiana. O Quarteto D’Itália fez todos cantarem e dançarem ao som de músicas como “Bela Tchau”, “Funiculí, Funiculá” e “Da L’Itália Noi Siamo Partiti” (Mérica, Mérica). O grupo de Urussanga, cidade localizada na região Sul de Santa Catarina, é especializado em música italiana folclórica e moderna e tem como missão preservar e promover a tradição dos imigrantes italianos que escolheram o Brasil para viver. 

 

O mais curioso é que a apresentação durante o Serra Catarina ocorreu por acaso, após o vocalista e percussionista do quarteto, Jair De Avila, realizar um passeio com a família no Mirante da Serra do Rio do Rastro e conhecer a secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, que contratou o grupo para se apresentar na Etapa deste sábado. “Foi surreal participar de um evento tão bacana, tão organizado e, principalmente, que tem como finalidade destacar as potencialidades de cada cidade da região e a cultura do povo local. Nós subimos e descemos a Serra muito felizes por participarmos de uma proposta tão diferenciada”, salienta o vocalista Jair De Avila.

 

Etapas Inclusivas

As duas etapas deste fim de semana tiveram apresentações de alunos da Apae. Em Bom Jardim da Serra, os estudantes demonstraram talento e emocionaram o público com lindas apresentações. Já em Campo Belo do Sul, ao som da música “Passarinho de Toda Cor”, as bailarinas da Apae coloriram a praça. 

 

As atrações integram a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, uma atividade instituída por Lei, em 2017, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a inclusão social, além de combater o preconceito e a discriminação.

 

Domingo de Sol

O sol espantou o frio do domingo (27) e o público foi à rua Nereu Ramos para participar da Etapa de Campo Belo do Sul. Entre as atrações, a exposição de veículos do Kakarékos Car Club chamou a atenção dos amantes de carros antigos. Na tenda, montada em frente a prefeitura, várias apresentações culturais e musicais animaram o público. 

 

A cultura nativista, presente na região Serrana de Santa Catarina, foi destaque na apresentação dos jovens Pierry dos Santos Corrêa, de 15 anos, e Antônio Murilo Felisberto Madruga, de 14 anos, que declamaram um poema para homenagear a cidade. “Eu estou encantada com esse evento, com a homenagem dos meninos, e com as ações que integram as pessoas, fazendo com que elas abandonem os telefones e permitindo que a comunidade se conheça”, enfatiza a professora de inglês, Júlia Pereira Damasceno de Moraes.

 

Os produtos da agricultura familiar local também chamaram a atenção de quem passou pela feira. É que, durante a etapa, os associados da Cooperativa Eco Serra, comercializam produtos orgânicos com verificação. O produtor de hortaliças, feijão e frutas, Lucas Francisco Goulart, é um dos agricultores que cuida da terra sem agrotóxicos e celebra as vendas. “Essa é uma oportunidade de mostrar para as pessoas os produtos orgânicos disponíveis na Serra Catarinense e também para beneficiar os produtores através do estímulo da economia local”.

 

Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campo Belo do Sul, Janaína Barbosa Pereira, o sentimento é de gratidão ao Serra Catarina que possibilita o incremento de vendas no comércio da cidade. “Recebemos o Serra Catarina em um dia lindo de Sol, agradecemos por poder sediar essa etapa do festival que traz um olhar de fora pros municípios da região Serrana, isso é sensacional e ano que vem queremos sediar o evento novamente para fomentar o turismo, o lazer e a cultura da nossa cidade”, salienta Claudiane Varela Pucci, prefeita de Campo Belo do Sul. 

 

O Serra Catarina

O Serra Catarina Festival de Inverno é uma plataforma online que divulga a programação dos 18 municípios que integram a Associação de Municípios da Região Serrana (Amures), durante os meses de julho, agosto e setembro. Nos 90 dias de realização, a região oferece mais de 160 atividades para moradores e turistas. Neste ano, o festival também realiza um tour para levar alegria em 11 cidades através da realização de etapas onde são apresentados aos moradores e turistas as potencialidades do comércio, da cultura e do turismo. “O Serra Catarina é um evento muito importante, pois há 6 anos está unindo os municípios da região, que vinham fazendo seus eventos individualmente, sem conversar uns com os outros”, comenta secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Para a secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra, Sandra Vieira Padilha, secretária de Turismo de Bom Jardim da Serra.

 

O 6º Serra Catarina Festival de Inverno 2023 é uma realização do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina; com correalização do Sebrae e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages; patrocínio de GTS, Myatã, TinSul, Disauto, Klabin, Supermercados Martendal, J de Souza e Credicomin; e conta com apoio da Amures, Conserra e Polícia Militar de Santa Catarina.

 

Texto Ediani Outeiro / Fotos Gugu Garcia

Por Leonardo Fischer 13 de julho de 2025
A magia do Natal vai tomar conta da Praça João Costa, no dia 20 de dezembro, às 20h, com o Natal Show - Uma Noite Mágica, evento promovido pela CDL Lages em parceria com diversos apoiadores. A celebração gratuita promete encantar o público com um espetáculo especial, protagonizado pelo violinista Simão Wolff, além do papai Noel com sua banda que exaltaram o espírito natalino. O evento ainda contará com sorteio de brindes, proporcionando uma experiência única para todas as idades. O presidente da CDL Lages, Zulmiro Klann, destaca a importância do Natal Show para a comunidade: “Este evento é uma oportunidade de unir as famílias, promover a solidariedade e celebrar o Natal com muita alegria e emoção. Queremos criar um momento especial para todos, reforçando o espírito de união e esperança em nossa cidade.” Sobre Simão Wolff: Reconhecido por sua habilidade e paixão pela música, Simão Wolff é um violinista talentoso que encanta plateias com performances emocionantes. Sua apresentação no Natal Show promete criar uma atmosfera mágica, perfeita para esta época do ano. O Natal Show é realizado pela CDL Lages, com o apoio de GTS, Supermercados Martendal, Disauto, Credicomin, Rádio Clube de Lages, NSC TV e a Prefeitura de Lages, por meio do Ministério da Cultura. Serviço: • O que: Natal Show - Uma Noite Mágica • Quando: 20 de dezembro, às 20h • Onde: Praça João Costa, Lages • Entrada: Gratuita Traga sua família e venha viver a magia do Natal conosco! 
12 de julho de 2025
Realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro em Urubici. A VIII Fenatruta, evento que se firmou como celebração da culinária local. O Salão Paroquial da Igreja Matriz foi o local escolhido para acolher este evento, que apresentou um cardápio exclusivo elaborado por cinco restaurantes associados à Pouserra. “A Fenatruta transcende a ideia de uma festa gastronômica; ela é uma oportunidade de reunir a comunidade e os visitantes, proporcionando uma imersão nas nossas culturas e tradições da região. Cada prato é uma história que se conta, e cada apresentação cultural contribui para fortalecimento do evento," destacou a Coordenadora do Serra Catarina Festival de Inverno, Rosani Pocai. A programação foi rica em atrações, iniciando com a cerimônia de abertura do festival, que contou com performances do Coral Municipal, Invernada Artística e Sonic Trio. No segundo dia, o destaque foi o Cardápio Especial da Fenatruta, com música ao vivo da artista Maca e uma apresentação de Dança Gaúcha promovida pela EEB Manoel Dutra Bessa. O terceiro dia trouxe mais delícias do Cardápio Fenatruta, com apresentações de Eric Menin, seguidas por um espetáculo vibrante com Carlinhos Costa, Martinez e Diana. Para encerrar com chave de ouro, o último dia teve uma performance imperdível de Rafinha Puerta. A Fenatruta é organizada pela Pouserra – Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro, com a colaboração de parceiros como Vinícola Quinta da Neve, Fort Atacadista, Lazzaris Imóveis, e os restaurantes Bodegão, Château Du Valle, Montês, Semola e Casa Negra. Texto: Assessoria de Comunicação | Daiane Madeira Fotos: Jonathan Cardoso
Por Carlos Bressola 1 de julho de 2025
Minha vida em Guiné-Bissau é a primeira exposição individual de fotografias do fotógrafo lageano, Marcelo Ribeiro Filho. A mostra busca dar conta de 7 anos de trabalho fotográfico do artista em Guiné-Bissau, onde a trajetória da obra é feita e refeita inúmeras vezes na busca por entender a condição de intruso do retratista. A abertura será na próxima terça-feira (2), 17h30 no Hall do curso de Engenharia Florestal. Além da exposição, o evento contará com a presença de Lamine Sano, cidadão guineense residente em Lages e doutorando em Produção Vegetal no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Ele trará uma visão autêntica e enriquecedora sobre sua cultura e sua vida no Brasil”, diz Marcelo. Serviço: O quê? Exposição “Minha Vida em Guiné-Bissau”, de Marcelo Ribeiro Filho, e bate-papo com o guineense Lamine Sano; Onde? Hall do curso de Engenharia Florestal, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages; Quando? Abertura no dia 2 de outubro, 17h30. Fotos e fonte: Marcelo Ribeiro Filho Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Lages, Prefeitura Municipal de Lages, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Mais notícias