IIº Simpósio de Gastronomia e Turismo da Serra Catarinense: Nova Era de Oportunidades

12 de março de 2025

Segunda edição do Simpósio de Gastronomia e Turismo de Lages, um evento inovador que resulta da parceria estratégica entre a CDL e a ACIL. Em 2024, ampliou os horizontes ao incluir o turismo na programação, refletindo a importância deste setor na valorização da nossa rica cultura gastronômica.

 

“Este evento é um reflexo da nossa dedicação em promover a Serra Catarinense como um polo gastronômico de destaque no Brasil. Cada degustação, cada aula-show e cada conversa foi oportunidade de crescimento”, enfatizou o coordenador do Núcleo de Gastronomia Andrigo Pereira.

 

Realizado no Centroserra Convention Center, o simpósio ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro e tem como objetivo reunir profissionais do ramo da gastronomia e do turismo para fomentar a troca de experiências e conhecimentos. A proposta dos nucleados: promover a capacitação técnica, gerar oportunidades de negócios e impulsionar o empreendedorismo na Serra Catarinense, um dos polos gastronômicos mais promissores do Brasil.

 

"Este evento não só destaca a riqueza da nossa cultura local, com produtos como o queijo artesanal e o pinhão, mas também fortalece o potencial econômico da região, unindo turismo e gastronomia. Acreditamos que iniciativas como esta são essenciais para impulsionar o desenvolvimento de Lages, atraindo investimentos e promovendo nossos talentos," destacou o Presidente da ACIL, Antônio Wiggers.

 

“Ao integrar o turismo à gastronomia, estamos reconhecendo a importância desses setores na promoção da nossa cultura e no desenvolvimento econômico da Serra Catarinense, o simpósio é um verdadeiro catalisador de ideias e oportunidades”, ressaltou o Presidente da Zulmiro Klann.

 

O simpósio foi conduzido no cerimonial pela Elisa Maria Lima, Diretora Executiva da ADREL Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos. Os participantes também tiveram a oportunidade de avaliar o evento e os temas abordados.

 

Os participantes desfrutaram de uma rica programação que incluiu degustações, aulas-show e um espaço exclusivo para networking, permitindo que cada um amplie sua rede de contatos e descubra novas possibilidades de colaboração e crescimento. Reuniu empresários da alimentação, prestadores de serviços, técnicos de cozinha, empreendedores turísticos e todos os apaixonados pela gastronomia.

 

O 3º simpósio de gastronomia e turismo já tem data prevista para acontecer, será no Centroserra, nos dias 22 e 23 de setembro de 2025.

Fonte/Fotos: Assessoria de Comunicação CDL Lages - Daiane Madeira


Por Leonardo Fischer 13 de julho de 2025
A magia do Natal vai tomar conta da Praça João Costa, no dia 20 de dezembro, às 20h, com o Natal Show - Uma Noite Mágica, evento promovido pela CDL Lages em parceria com diversos apoiadores. A celebração gratuita promete encantar o público com um espetáculo especial, protagonizado pelo violinista Simão Wolff, além do papai Noel com sua banda que exaltaram o espírito natalino. O evento ainda contará com sorteio de brindes, proporcionando uma experiência única para todas as idades. O presidente da CDL Lages, Zulmiro Klann, destaca a importância do Natal Show para a comunidade: “Este evento é uma oportunidade de unir as famílias, promover a solidariedade e celebrar o Natal com muita alegria e emoção. Queremos criar um momento especial para todos, reforçando o espírito de união e esperança em nossa cidade.” Sobre Simão Wolff: Reconhecido por sua habilidade e paixão pela música, Simão Wolff é um violinista talentoso que encanta plateias com performances emocionantes. Sua apresentação no Natal Show promete criar uma atmosfera mágica, perfeita para esta época do ano. O Natal Show é realizado pela CDL Lages, com o apoio de GTS, Supermercados Martendal, Disauto, Credicomin, Rádio Clube de Lages, NSC TV e a Prefeitura de Lages, por meio do Ministério da Cultura. Serviço: • O que: Natal Show - Uma Noite Mágica • Quando: 20 de dezembro, às 20h • Onde: Praça João Costa, Lages • Entrada: Gratuita Traga sua família e venha viver a magia do Natal conosco! 
12 de julho de 2025
Realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro em Urubici. A VIII Fenatruta, evento que se firmou como celebração da culinária local. O Salão Paroquial da Igreja Matriz foi o local escolhido para acolher este evento, que apresentou um cardápio exclusivo elaborado por cinco restaurantes associados à Pouserra. “A Fenatruta transcende a ideia de uma festa gastronômica; ela é uma oportunidade de reunir a comunidade e os visitantes, proporcionando uma imersão nas nossas culturas e tradições da região. Cada prato é uma história que se conta, e cada apresentação cultural contribui para fortalecimento do evento," destacou a Coordenadora do Serra Catarina Festival de Inverno, Rosani Pocai. A programação foi rica em atrações, iniciando com a cerimônia de abertura do festival, que contou com performances do Coral Municipal, Invernada Artística e Sonic Trio. No segundo dia, o destaque foi o Cardápio Especial da Fenatruta, com música ao vivo da artista Maca e uma apresentação de Dança Gaúcha promovida pela EEB Manoel Dutra Bessa. O terceiro dia trouxe mais delícias do Cardápio Fenatruta, com apresentações de Eric Menin, seguidas por um espetáculo vibrante com Carlinhos Costa, Martinez e Diana. Para encerrar com chave de ouro, o último dia teve uma performance imperdível de Rafinha Puerta. A Fenatruta é organizada pela Pouserra – Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro, com a colaboração de parceiros como Vinícola Quinta da Neve, Fort Atacadista, Lazzaris Imóveis, e os restaurantes Bodegão, Château Du Valle, Montês, Semola e Casa Negra. Texto: Assessoria de Comunicação | Daiane Madeira Fotos: Jonathan Cardoso
Por Carlos Bressola 1 de julho de 2025
Minha vida em Guiné-Bissau é a primeira exposição individual de fotografias do fotógrafo lageano, Marcelo Ribeiro Filho. A mostra busca dar conta de 7 anos de trabalho fotográfico do artista em Guiné-Bissau, onde a trajetória da obra é feita e refeita inúmeras vezes na busca por entender a condição de intruso do retratista. A abertura será na próxima terça-feira (2), 17h30 no Hall do curso de Engenharia Florestal. Além da exposição, o evento contará com a presença de Lamine Sano, cidadão guineense residente em Lages e doutorando em Produção Vegetal no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Ele trará uma visão autêntica e enriquecedora sobre sua cultura e sua vida no Brasil”, diz Marcelo. Serviço: O quê? Exposição “Minha Vida em Guiné-Bissau”, de Marcelo Ribeiro Filho, e bate-papo com o guineense Lamine Sano; Onde? Hall do curso de Engenharia Florestal, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages; Quando? Abertura no dia 2 de outubro, 17h30. Fotos e fonte: Marcelo Ribeiro Filho Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Lages, Prefeitura Municipal de Lages, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Mais notícias