São Joaquim celebra a 24ª Festa Nacional da Maçã com shows nacionais de Papas da Língua, Raça Negra e Traia Véia

15 de junho de 2025

Evento começa na sexta-feira, 6, com entrada gratuita no parque da Maçã e do Vinho, programação cultural diversificada, e ingressos para os shows nacionais disponíveis online no site https://minhaentrada.com.br/evento/24a-festa-da-maca.

 

A 24ª Festa Nacional da Maçã em São Joaquim está prestes a começar, sendo uma das atrações mais esperadas dentro do 7º Serra Catarina Festival de Inverno, que se estende por 18 municípios da Serra Catarinense até dia 21 de setembro. Com início marcado para o dia 6 de setembro, a Festa promete uma programação diversificada que valoriza tanto a cultura local quanto os grandes shows nacionais.

 

A coordenadora do 7º Serra Catarina Festival de Inverno, Rosani Pocai, ressalta a importância da Festa Nacional da Maçã para o desenvolvimento do turismo na região: "A Festa da Maçã é uma celebração que vai além da cultura e da gastronomia. Ela impulsiona o turismo, gerando oportunidades econômicas e fortalecendo a identidade local, o que é fundamental para o crescimento sustentável da nossa região."

 

O Parque Nacional da Maçã e do Vinho está quase pronto para receber os visitantes com uma estrutura robusta, incluindo os Palcos Gala e Fuji, onde acontecerão os principais espetáculos. Além dos shows nacionais na Arena Fuji,  o Pavilhão da Maçã e do Vinho será um ponto de encontro para os apreciadores dos produtos de Indicação Geográfica (IG), como a Maçã Fuji, o Mel de Melato da Bracatinga, o Queijo Serrano, e os Vinhos de Altitude que terão um Winebar em um espaço exclusivo e especialmente decorado para o evento. Este pavilhão também sediará a premiação da Melhor Maçã Fuji do Brasil, entre outras atividades que destacam a importância da agricultura local.

Confira a programação para os três dias do evento.

 

Sexta-feira, 6 de setembro

17h Abertura dos portões do Parque Nacional da Maçã e do Vinho

19h Cerimônia oficial de abertura da 24ª Festa Nacional da Maçã no Palco Gala

21h Premiação do Concurso Nacional da Qualidade da IG Maçã Fuji e lançamento de livros técnicos no Pavilhão Nacional da Maçã e do Vinho

21h Show da Banda Opala no Palco Gala

22h Show da Banda Filhas do Velho na Arena Fuji

01h00 Show nacional com Papas da Língua na Arena Fuji

 

Sábado, 7 de setembro

10h às 22h Exposições e atrações no Pavilhão Nacional da Maçã e do Vinho

15h Apresentação do Grupo Dançar Passarela Lages no Palco Gala

16h às 23h Shows musicais diversos no Palco Gala

01h00 Show nacional com Raça Negra na Arena Fuji

 

Domingo, 8 de setembro

9h30 Abertura dos portões do Parque Nacional da Maçã e do Vinho

10h às 22h Exposições e atrações no Pavilhão Nacional da Maçã e do Vinho

13h Apresentação da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Vale no Palco Gala

21h Show com Alcione e Alcionei na Arena Fuji

22h Encerramento com o show nacional de Traia Véia na Arena Fuji

Para aqueles que desejam aproveitar os shows nacionais, os ingressos estão disponíveis no site https://minhaentrada.com.br/evento/24a-festa-da-maca.

 

 

Sobre a Festa da Maçã

 

A Festa Nacional da Maçã de São Joaquim é um dos eventos mais tradicionais e emblemáticos da Serra Catarinense, celebrando a importância de uma das principais fontes de economia do município: a maçã. Realizada pela primeira vez em 1954, a festa surgiu como uma forma de homenagear e valorizar os produtores locais, cuja dedicação e trabalho árduo transformaram São Joaquim em um dos principais polos de produção de maçã do Brasil.

São Joaquim, devido ao seu clima frio e solo fértil, é reconhecida como a maior produtora de maçã do país, especialmente das variedades Fuji e Gala, que se destacam pela qualidade e sabor. Essa posição de liderança é reflexo de décadas de desenvolvimento agrícola e inovação, que permitiram à região não só abastecer o mercado nacional, mas também exportar maçãs para diversos países.

 

Por Catarinas Comunicação - Assessoria de Comunicação Serra Catarina Festival de Inverno || Imagens: divulgação


Por Leonardo Fischer 13 de julho de 2025
A magia do Natal vai tomar conta da Praça João Costa, no dia 20 de dezembro, às 20h, com o Natal Show - Uma Noite Mágica, evento promovido pela CDL Lages em parceria com diversos apoiadores. A celebração gratuita promete encantar o público com um espetáculo especial, protagonizado pelo violinista Simão Wolff, além do papai Noel com sua banda que exaltaram o espírito natalino. O evento ainda contará com sorteio de brindes, proporcionando uma experiência única para todas as idades. O presidente da CDL Lages, Zulmiro Klann, destaca a importância do Natal Show para a comunidade: “Este evento é uma oportunidade de unir as famílias, promover a solidariedade e celebrar o Natal com muita alegria e emoção. Queremos criar um momento especial para todos, reforçando o espírito de união e esperança em nossa cidade.” Sobre Simão Wolff: Reconhecido por sua habilidade e paixão pela música, Simão Wolff é um violinista talentoso que encanta plateias com performances emocionantes. Sua apresentação no Natal Show promete criar uma atmosfera mágica, perfeita para esta época do ano. O Natal Show é realizado pela CDL Lages, com o apoio de GTS, Supermercados Martendal, Disauto, Credicomin, Rádio Clube de Lages, NSC TV e a Prefeitura de Lages, por meio do Ministério da Cultura. Serviço: • O que: Natal Show - Uma Noite Mágica • Quando: 20 de dezembro, às 20h • Onde: Praça João Costa, Lages • Entrada: Gratuita Traga sua família e venha viver a magia do Natal conosco! 
12 de julho de 2025
Realizada nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro em Urubici. A VIII Fenatruta, evento que se firmou como celebração da culinária local. O Salão Paroquial da Igreja Matriz foi o local escolhido para acolher este evento, que apresentou um cardápio exclusivo elaborado por cinco restaurantes associados à Pouserra. “A Fenatruta transcende a ideia de uma festa gastronômica; ela é uma oportunidade de reunir a comunidade e os visitantes, proporcionando uma imersão nas nossas culturas e tradições da região. Cada prato é uma história que se conta, e cada apresentação cultural contribui para fortalecimento do evento," destacou a Coordenadora do Serra Catarina Festival de Inverno, Rosani Pocai. A programação foi rica em atrações, iniciando com a cerimônia de abertura do festival, que contou com performances do Coral Municipal, Invernada Artística e Sonic Trio. No segundo dia, o destaque foi o Cardápio Especial da Fenatruta, com música ao vivo da artista Maca e uma apresentação de Dança Gaúcha promovida pela EEB Manoel Dutra Bessa. O terceiro dia trouxe mais delícias do Cardápio Fenatruta, com apresentações de Eric Menin, seguidas por um espetáculo vibrante com Carlinhos Costa, Martinez e Diana. Para encerrar com chave de ouro, o último dia teve uma performance imperdível de Rafinha Puerta. A Fenatruta é organizada pela Pouserra – Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro, com a colaboração de parceiros como Vinícola Quinta da Neve, Fort Atacadista, Lazzaris Imóveis, e os restaurantes Bodegão, Château Du Valle, Montês, Semola e Casa Negra. Texto: Assessoria de Comunicação | Daiane Madeira Fotos: Jonathan Cardoso
Por Carlos Bressola 1 de julho de 2025
Minha vida em Guiné-Bissau é a primeira exposição individual de fotografias do fotógrafo lageano, Marcelo Ribeiro Filho. A mostra busca dar conta de 7 anos de trabalho fotográfico do artista em Guiné-Bissau, onde a trajetória da obra é feita e refeita inúmeras vezes na busca por entender a condição de intruso do retratista. A abertura será na próxima terça-feira (2), 17h30 no Hall do curso de Engenharia Florestal. Além da exposição, o evento contará com a presença de Lamine Sano, cidadão guineense residente em Lages e doutorando em Produção Vegetal no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Ele trará uma visão autêntica e enriquecedora sobre sua cultura e sua vida no Brasil”, diz Marcelo. Serviço: O quê? Exposição “Minha Vida em Guiné-Bissau”, de Marcelo Ribeiro Filho, e bate-papo com o guineense Lamine Sano; Onde? Hall do curso de Engenharia Florestal, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages; Quando? Abertura no dia 2 de outubro, 17h30. Fotos e fonte: Marcelo Ribeiro Filho Projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura - Fundação Cultural de Lages, Prefeitura Municipal de Lages, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Mais notícias