São Joaquim encerra Festival de Inverno com programação especial neste fim de semana

Evento integra o 8º Serra Catarina Festival de Inverno e celebra a cultura, a gastronomia e as tradições serranas nos dias 1, 2 e 3 de agosto

Com clima de despedida e uma agenda recheada de atrações, São Joaquim se prepara para encerrar em grande estilo o Festival de Inverno 2025, que integra o 8º Serra Catarina Festival de Inverno. De 1º a 3 de agosto, a cidade serrana celebra a reta final do evento com música, gastronomia típica e experiências culturais voltadas a moradores e turistas.
O grande destaque do fim de semana é o Festival Enogastronômico “Sabores de Altitude”, que acontece no Clube Astréa e valoriza os produtos com Indicação Geográfica da Serra Catarinense. O público poderá degustar os renomados Vinhos de Altitude de Santa Catarina, a Maçã Fuji, o Queijo Artesanal Serrano dos Campos de Cima da Serra e o Mel de Melato de Bracatinga – todos símbolos do terroir e da identidade local.
A programação começa na sexta-feira (01/08), às 19h, com apresentações de talentos da região no palco Músicos de Altitude. No sábado (02/08), o ponto alto será o concurso que escolherá a nova realeza da 25ª Festa Nacional da Maçã, seguido da animada Balada das Soberanas, que reunirá ex-rainhas e princesas da festa ao som de DJ. Já no domingo (03/08), a tarde será voltada ao público infantil, com o grupo Os Peraltas, e o encerramento do festival contará com o nostálgico Céuzinho do Astréa, resgatando antigas tradições com música, dança e confraternização.
Um mês inteiro de festa e atrações para todos os gostos
Julho foi movimentado em São Joaquim. A cidade viveu um verdadeiro espetáculo de inverno, com uma programação diversificada que incluiu eventos culturais, religiosos e esportivos. Entre os destaques estiveram o 1º Sesc Inverno São Joaquim, com espetáculos teatrais e musicais; a Feijoada da Etnia Afro, o Festival Tomatina no Empório Cooperserra e a tradicional Festa do Padroeiro São Joaquim, com novenas, celebrações e apresentações culturais.
Eventos marcantes como o Baile da Neve, realizado no Clube Astréa, e a Corrida de Inverno, no Parque da Maçã e do Vinho, também fizeram parte da programação. A arte teve seu espaço com a exposição “Aquarelas da Serra Catarinense”, na Galeria da Villa Francioni, que segue aberta ao público até outubro.


