São Joaquim fomenta cultura e atrai turistas na estação mais fria do ano

Lizzi Borges • 20 de agosto de 2025

Quase 30 dias de programação contínua movimentaram comércio, serviços e fortaleceram a identidade local durante o Festival de Inverno 2025.

Considerada uma das cidades mais frias do país, São Joaquim vivenciou, durante sua alta temporada de inverno, quase um mês de intensa programação cultural. O Festival de Inverno 2025, realizado entre 19 de julho e o início de agosto, reuniu cultura, esporte, gastronomia e arte, consolidando o município como um destino estratégico do turismo de inverno brasileiro.


Turistas de diversas regiões lotaram empreendimentos locais, reforçando que o inverno é a alta estação da Serra Catarinense. A abertura ocorreu com o Dia do Rock and Roll, na Praça Cezário Amarante, dentro da iniciativa “É Tudo na Praça”, que mesclou música, gastronomia e artesanato. Logo depois, o espetáculo “Show em Movimento”, do artista Simon Wolf, e a Corrida de Inverno no Parque da Maçã e do Vinho atraíram moradores e visitantes, que movimentaram a cidade.


No tradicional Clube Astréa, artistas locais e regionais se apresentaram para uma plateia lotada, atraindo visitantes de cidades vizinhas e de diversas regiões do estado. Entre os momentos mais marcantes, o Concurso das Novas Soberanas da Festa Nacional da Maçã 2026 renovou tradições e emocionou famílias e amigos, elegendo como Rainha Natália Nunes Henrique Esteves e como Princesas Laís Marchesine de Lima Ribeiro e Bianca Nunes Nascimento. A noite seguiu em clima de celebração com o elegante Baile da Neve, que homenageou personalidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do município.


Gastronomia e e no turismo ganham destaque


Os vinhos de altitude de Santa Catarina e produtos com Indicação Geográfica (IG), como a Maçã Fuji, o Mel de Melato de Bracatinga e os Queijos de Cima da Serra, reforçaram a vocação da cidade para o enoturismo. Restaurantes e bares criaram menus especiais, enquanto vinícolas ofereceram experiências imersivas que uniram degustações, piqueniques e sunsets. A visibilidade foi ampliada pela cobertura da imprensa que transmitiu ao vivo o jornal Bom Dia Santa Catarina pela NSC-Tv diretamente de São Joaquim com a equipe participando do evento.


Festivais como o de Inverno se consolidam como importantes motores da economia local, movimentando setores como hospedagem, gastronomia, artesanato e outros. Em São Joaquim, o evento aqueceu o comércio, gerou empregos temporários e valorizou artistas da região, evidenciando que investir em cultura é também investir em desenvolvimento.


Parcerias garantem sucesso


O sucesso da edição do Festival de Inverno 2025 é resultado direto da integração entre poder público, entidades e iniciativa privada. O governo estadual destinou recursos para infraestrutura e atrações de peso. O SESC trouxe para o município o projeto Sesc Inverno, com espetáculos gratuitos de música, teatro e dança, garantindo que a programação fosse acessível a toda a população.


Para a secretária de Turismo, Noeli Thomé, o apoio do Estado foi fundamental para potencializar o evento:“O apoio do governo do Estado foi fundamental para garantir atrações de qualidade, valorizar nossos artistas e reforçar a imagem de São Joaquim como destino de inverno.”

De acordo com a gerente de eventos do SESC, Mariléia Oliveira, essa foi uma oportunidade de fortalecer o vínculo com a comunidade. “O Festival foi planejado para ser acessível a todos os públicos, promover inclusão cultural e fortalecer os vínculos com a comunidade.”


O setor empresarial também colheu resultados positivos. Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o aumento no fluxo de visitantes teve reflexo direto nas vendas e nos serviços. Maria Julia Oliveira Silva, presidente da entidade, destacou. “O evento movimentou o comércio e os serviços, gerando resultados positivos para toda a cidade.”

O Festival de Inverno é uma realização da Prefeitura de São Joaquim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, com o apoio do Governo de Santa Catarina e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Olhar para o futuro: Festa Nacional da Maçã 2026 ocorre de 7 a 10 de maio

O encerramento do Festival trouxe novidades. A Festa Nacional da Maçã 2026 está confirmada para 7 a 10 de maio. A expectativa é que a próxima edição do Festival de Inverno mantenha o padrão de qualidade e amplie parcerias, preservando a essência serrana que combina arte, cultura, gastronomia e hospitalidade.



Texto: Lizzi Borges || Fotos: Francisco Kirchner - NSC

Por Lizzi Borges 28 de agosto de 2025
A programação reúne eventos, destinos e atrativos dos 18 municípios da Amures até o dia 28 de setembro, com detalhes disponíveis em serracatarina.com.br . A próxima etapa presencial acontece no sábado, 30 de agosto, em Otacílio Costa, a partir das 8h da manhã.
Por Lizzi Borges 26 de agosto de 2025
Artista da Rota do Bauer transmite a riqueza da cultura local através da pintura em seu ateliê
Por Lizzi Borges 23 de agosto de 2025
Evento impulsiona cultura, turismo e comércio e se consolida como uma das principais vitrines da Serra Catarinense
Mais notícias